Como acontece no ínicio de cada legislatura, a Câmara Municipal de Itaguara realiza curso de capacitação para os vereadores de primeiro mandato e uma atualização de conteúdo para aqueles se reelegeram. O curso é ministrado pela secretária executiva Eliana Malta e a  procuradora jurídica Júlia Damaso, e este ano a carga horária de 12 horas foi dividida nos dias 21 e 26 de maio.

O objetivo é ampliar os conhecimentos dos parlamentares sobre o funcionamento administrativo da Casa, bem como compreender e aplicar corretamente as técnicas legislativas, o Regimento Interno e a Lei Orgânica. É por meio do Regimento Interno que todos os trabalhos das sessões ordinárias, extraordinárias e solenes são conduzidos, além de ressaltar quais as funções do vereador. A Lei Orgânica é a Constituição Federal de cada município. Nela estão todos os direitos e deveres do Poder Executivo e Legislativo para que governem com ética, democracia e responsabilidade.

No encerramento do curso foi entregue um certificado a cada vereador, que sendo o político mais próximo do povo e eleito para representar cada cidadão se mostra consciente da função que desempenhará até 2024.