A Associação Mineira de Municípios (AMM) realizou nos dias 8 e 9 de maio, a 38ª edição do Congresso Mineiro de Municípios com o tema: “Governança, Sustentabilidade e Inovação na Gestão Pública”, no Expominas, em Belo Horizonte. O evento reuniu autoridades, agentes municipais e políticos de renome para discutirem assuntos relacionados às perspectivas do país e dos municípios, entre eles os vereadores itaguarenses José Hilton, Carlos Lacerda (Carlão), Cássio Batista (Cassinho da Dora), Vandeir dos Santos, Luiz Henrique, Carlos Cardoso (Baiano), Antônio Francisco (Bichinho) e José Francisco (Carona).

Nas diversas salas temáticas foram abordados assuntos sobre a importância das câmaras municipais no desenvolvimento econômico e social dos municípios, a importância do relacionamento entre os poderes executivo e legislativo municipal para a construção de políticas públicas nos municípios, reforma tributária, políticas públicas de assistência social, convênios, uniformização dos procedimentos de reurb, contabilidade pública, mulheres na política, planejamento estratégico e previdência na administração pública, inserção dos municípios no mercado de carbono, construção uma nova era na gestão pública com inteligência artificial, o poder legislativo mais perto do cidadão, dentre outros.

Dentro do Congresso Mineiro de Municípios, os participantes também contaram com a “Feira para o Desenvolvimento dos Municípios”, em sua 36ª edição. Espaço que entidades e fornecedores trabalham direta e indiretamente com as prefeituras mineiras oferecendo produtos e serviços. Houve ainda, a participação de órgãos e autarquias dos governos estadual e federal, e estandes das microrregionais de Minas Gerais, com amostras do artesanato e da rica culinária mineira.