A Câmara Municipal sediou na tarde desta quarta-feira, dia 12, a reunião que tratou sobre a segurança nas escolas, após a onda de ataques em instituições de ensino no país e no exterior. O encontro contou com presença do prefeito Chumbinho, do presidente do Legislativo José Hilton e demais vereadores, da assessora jurídica Júlia Damaso, de representantes da Polícia Militar e Civil, do Conselho Tutelar, de secretários municipais, de pais e responsáveis, profissionais da educação.

O objetivo foi encontrar soluções para garantir a segurança da comunidade escolar, bem como da população em geral. Houve troca de ideias, sugestões e o desabafo daquelas pessoas que estão sofrendo com medo e sentindo impotentes diante dessas ameaças.

Após amplo debate, algumas estratégias e ações ficaram definidas. As polícias Militar e Civil iniciaram o patrulhamento em todas as escolas, orientando os alunos, educadores, pais e responsáveis sobre medidas de segurança, instalação de câmeras de segurança nas instituições de ensino, identificação de pessoas nos horários de entrada e saída dos turnos escolares e contratação de agentes de segurança.

O presidente José Hilton afirmou que a Câmara repudia todo e qualquer ato de violência, principalmente nestas situações que envolvem crianças. “Estamos cumprindo nosso dever de fiscalizar e cobrar ações efetivas e urgentes das autoridades competentes para que as escolas tenham novamente o ambiente adequado, tranquilo e seguro para os nossos alunos e os profissionais da educação”.