Compartilhe:

Itaguara era apenas um distrito de Itaúna, quando nasceu aos 23 dias do mês de janeiro de 1863, Antônio Luiz de Oliveira Vilela, que mais tarde se tornaria uma respeitável liderança política do então distrito de Conquista, seguindo os passos do pai, o coronel da guarda imperial João Luiz de Oliveira Campos. Major Antônio Luiz dedicou a vida para cuidar dos negócios do pai que era fazendeiro, associando esta atividade com a política, tornando-se no início do século XX um dos mais importantes chefes políticos de Itaguara e toda a região, além do grande prestígio social.

O Major tornou-se ainda, um dos personagens que mais fielmente foi descrito na obra de contos, Sagarana, de João Guimarães Rosa, quando o jovem médico e escritor morou em Itaguara, no período de 1930 a 1932. No conto “A Volta do Marido Pródigo”, o político era o personagem Major Anacleto, que conhece o trabalhador Lalino Salãthiel que prestava serviços na construção da BR-381 (Fernão Dias) e era também envolvido com o teatro, contador/inventor de histórias, e que um dia decide vender a esposa Maria Rita ao empreiteiro espanhol Ramiro e parte para o Rio de Janeiro.

Arrependido ele retorna à Itaguara e ajuda na campanha eleitoral do Major Anacleto, a fim de receber dele a recompensa de reatar com a esposa. A esperteza de Salãthiel para anular a oposição dá certo e recebe pelo trabalho de cabo eleitoral como recompensa do poderoso político, a expulsão dos espanhóis de Itaguara e consegue o perdão de Maria Rita. Consta lápide do Major Antônio Luiz, no antigo cemitério paroquial em Itaguara, que ele faleceu em 5 de maio de 1936.

Seus registros se encontram no Arquivo Público Mineiro (APM), no denominado “Dossiê Sagarana”, inserido no “Fundo Pessoal João Guimarães Rosa”.
As fotos do major foram retiradas do site www.sagrananoticias.com.br, devidamente creditadas em nome do Acervo Público Mineiro, com as respectivas descrições e créditos.

RECEBA NOTÍCIAS DA CÂMARA POR E-MAIL
Endereço: Rua Antônio Pacheco, 400, São Vicente - Itaguara-MG – CEP: 35.488-000
Contato:
(31) 3184-1591
E-mail de Atendimento: [email protected]
Horário de Funcionamento: Segunda a Quinta das 08h às 17h Sexta das 08h às 16h