A noite festiva desta quinta-feira (01/12), na Câmara Municipal de Itaguara, marcou a chegada do mês de dezembro que é sempre envolvido pelo clima das comemorações de Natal e Ano Novo. Uma solenidade especial foi preparada pela secretária executiva Eliane Malta e a equipe de servidoras da Casa. A decoração deu um charme especial ao evento para receber os vereadores, o prefeito Geraldo Donizete, os procuradores do município Juliano Toledo e Sorele Mamede, a procuradora da Câmara Júlia Damaso, secretários municipais, os homenageados e os convidados.

A abertura da sessão solene foi feita pelo presidente Antônio Francisco. Em seguida, a primeira homenagem da noite foi prestada pelo vereador e vice-presidente José Hilton Rezende autor da Lei nº 1779/2022, que instituiu o Dia Municipal da Banda de Música Nossa Senhora das Dores, fundada a 135 anos e transmitindo além da música, a memória de mais de um século de tradição itaguarense sempre com a missão de alegrar os eventos culturais, religiosos e históricos do município.

O saxofonista Sebastião José da Cunha, mais conhecido como Nhozinho recebeu muito emocionado a placa de Mérito Legislativo, por todo empenho e dedicação nesses mais de cinquenta anos de participação na Banda.  A entrega foi feita pelo presidente Antônio Francisco. O atual maestro Ezequiel Rodrigues do Santos, o Quiel como é mais conhecido, recebeu do presidente da Banda Nossa Senhora das Dores, Elimar Góes, a placa de Mérito Legislativo pelo desempenho brilhante junto aos integrantes da corporação musical. Em seguida, a jovem Maria Gabriel Silveira Rodrigues foi agraciada com a comenda pelo exemplo de dedicação e amor à Banda de Música, seguindo desde dois anos de vida os passos do pai, o maestro Ezequiel. Ela recebeu dele e da mamãe Jardele a placa de Mérito Legislativo.

As homenagens prosseguiram com a entrega da placa de Mérito Legislativo pelo vereador Carlos Lacerda ao Secretário Municipal de Saúde Christian Chebly Prata Lima, destacando sua atuação à frente da pasta nas ações de prevenção e promoção da saúde no município de Itaguara, bem como na competência e compromisso para oferecer qualidade de vida à população. A Secretária Municipal de Cultura Georgiane Silveira recebeu do vice-presidente José Hilton, a placa de Mérito Legislativo pelas ações inovadoras, pela agilidade nas soluções dos desafios, pela organização e segurança na realização dos tradicionais eventos como o Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara e o Festival da Rapadura, pela dedicação e compromisso difundindo a diversidade cultural à frente da pasta.

Após as homenagens, outra atração que movimentou a noite foi a inauguração das luzes de Natal, deixando o prédio da Câmara Municipal iluminado pelo clima natalino para receber a visita do Papai Noel alegrou ainda mais o ambiente. As crianças fizeram fila para tirar foto com o Bom Velhinho, que este ano cedeu o lugar para um Papai Noel mais jovem bem no estilo mineiro e que esteve acompanhado da Mamãe Noel entregando guloseimas para criançada.  Tudo preparado com muito carinho e dedicação pelas servidoras da Câmara apoiadas pelos vereadores.