A primeira reunião da equipe do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística aconteceu nesta terça-feira, 22 de março, no plenário da Câmara Municipal de Itaguara, contando com a presença dos vereadores, prefeito e representantes itaguarenses do setor público e privado.

Neste encontro, os coordenadores do IBGE informaram que a data prevista para início das pesquisas será entre agosto e outubro. Após 12 anos sem realizar o censo, contará com o apoio da população para responder adequadamente ao questionário, pois o trabalho será ainda mais detalhado e de grande responsabilidade. Para evitar golpes, o IBGE informou que os coletes dos recenseadores terão a identificação também por QR CODE.

Os temas abordados serão família, educação, religião, étnico-racial, renda, saneamento básico, deslocamento para estudo e trabalho, autismo e outros tipos de deficiência, fecundidade entre outros. Dois tipos de questionários serão usados. Um contendo 26 perguntas básicas e o outro com 77, que será da amostra. Mais duas reuniões serão necessárias durante o período do censo.