Compartilhe:

O mês de março traz a campanha Março Lilás, que marca um período de atenção especial à saúde da mulher. A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino. O câncer é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). Na grande maioria das vezes ele pode ser evitado.
Nas fases iniciais, o câncer de colo de útero é assintomático.

Quando os sintomas aparecem, os mais importantes são: sangramento vaginal especialmente depois das relações sexuais, no intervalo entre as menstruações ou após a menopausa; corrimento vaginal de cor escura e com mau cheiro. Na fase mais avançada podem aparecer hemorragias, obstrução das vias urinárias e intestinos, dor lombar e abdominal, perda de apetite e de peso.

A prevenção ocorre através da vacinação contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos) nas Unidades Básicas de Saúde; uso de preservativos; e a realização do exame preventivo (conhecido como Papanicolau), que deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual.
Não deixe o cuidado com a sua saúde de lado. Procure o ESF do seu bairro e previna-se contra o câncer do colo do útero.

RECEBA NOTÍCIAS DA CÂMARA POR E-MAIL
Endereço: Rua Antônio Pacheco, 400, São Vicente - Itaguara-MG – CEP: 35.488-000
Contato:
(31) 3184-1591
E-mail de Atendimento: [email protected]
Horário de Funcionamento: Segunda a Quinta das 08h às 17h Sexta das 08h às 16h