As pessoas que compareceram à reunião ordinária da Câmara Municipal de Itaguara tiveram uma bela surpresa com a decoração do plenário, em comemoração ao dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, que ficou conhecido por lutar pela libertação do povo africano escravizado pelos colonizadores do Brasil no período imperial.

A sessão foi iniciada pelo presidente Antônio Francisco (Bichinho), informando a entrada em tramitação do Projeto de Lei nº 22/2021, que altera o caput do art. 8º da Lei Municipal nº 1.726/2020, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento de 2021. Em seguida o secretário da Mesa Diretora, vereador Carlos Lacerda (Carlão) fez a leitura das indicações, sendo votadas e aprovadas.

O vereador Carlos Cardoso (Baiano), apresentou a de nº 175/2021, reiterando a indicação do colega José Hilton, para que seja notificado o proprietário do imóvel localizado na rua Antônio Pacheco, entre a avenida JK e a Eliziário Gonçalves Ramos, para seja providenciada a construção do passeio, garantindo a segurança dos pedestres e, a de nº 176/2021, solicitando a instalação de um bebedouro na sede da Secretaria de Saúde.

O vereador José Hilton apresentou a indicação de nº 177/2021, para que por meio do setor competente seja estudada e viabilizada a possibilidade de colocação de placa de sinalização PROIBIDO ESTACIONAR CAMINHÃO na esquina da rua Cláudio, subindo a rua Carlota Augusta do Carmo, no sentido esquerdo da via e a de nº 178/2021, para que por meio do setor competente seja estudada a possibilidade e viabilizada de colocação de placa de sinalização PARE, na esquina da rua José Maria de Souza com a rua Nivaldo de Freitas e na esquina da rua Waldemar Gonçalves da Costa com a rua José Maria de Souza.

O vereador Cássio Batista (Cassinho da Dora) apresentou a indicação de nº 179/2021 para que o Executivo estude a possibilidade de criar um projeto de lei instituindo feriado municipal o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Para que o dia seja decretado feriado municipal é preciso que o município tenha uma lei aprovada para esse fim.

Prosseguindo a reunião, o vereador José Hilton solicitou a leitura de um requerimento assinado por ele e os colegas Vandeir dos Santos, Marcelo de Souza e Carlos Lacerda (Carlão), solicitando a votação nesta sessão do Projeto de Lei nº 15/2021 que trata da municipalização da Escola Estadual Padre Gregório. Um grupo de profissionais da educação contrário ao projeto esteve no plenário. Os vereadores Carlos Cardoso (Baiano), Luiz Henrique e José Francisco (Carona) usaram a palavra pra manifestarem contrários e indignados com a aprovação da matéria. A proposição foi aprovada em primeira e segunda. A emenda supressiva nº 03/2021 ao Projeto de Lei nº 07/2021, também foi discutida e aprovada.

Em primeira discussão e votação foram aprovados o Projeto de Lei nº 09/2021 de iniciativa do Legislativo, que institui o Programa "Junho Violeta", no Município de Itaguara e o Projeto de Lei nº 10/2021 de iniciativa do Legislativo, que institui o turismo educativo no âmbito do Município de Itaguara. O Projeto de Lei nº 08/2021 de iniciativa do Legislativo, que institui o "Programa de entrega domiciliar de medicamentos" no âmbito do Município de Itaguara, teve pedido de vista pelo vereador Carlos Lacerda (Carlão).

Após a votação dos projetos, o presidente abriu a sessão solene. O plenário da Câmara Municipal foi cuidadosamente ornamentado para prestar homenagens especiais a dois nomes que fizeram e continuam a fazer parte da história de Itaguara.

A primeira homenageada foi Ivanete Aparecida Reis Cruz, a Ná enfermeira como é conhecida. Ná que sempre recebeu o apoio da família para realizar o desejo de se formar em enfermagem, cuidando da vida de tantas pessoas ao longo de 25 anos de profissão na Santa Casa de Misericórdia e, atualmente, cuida com zelo e carinho dos idosos do Lar São Vicente de Paulo. A homenagem foi prestada pelo presidente da Câmara, vereador Antônio Francisco (Bichinho). Muito emocionada e acompanhada dos familiares ela agradeceu a homenagem recebida.

O segundo homenageado foi Anderson Rodrigues Caetano, o Sansão carinhosamente conhecido por todos e assim, como a Ná também contou com o apoio da mãe Nadir que não mediu esforços para ajudar o filho. Sansão começou a trabalhar ainda adolescente e entre os empregos foi na floricultura do Bichinho, como o presidente da Câmara é também conhecido. Ele também é empresário, ex-vereador, ex-vice-prefeito por dois mandatos e formou-se em pedagogia, além de ser atuante nas causas que se referem às questões raciais. A homenagem foi prestada pelo vice-presidente, vereador José Hilton.

Ao encerrar a sessão, o presidente Antônio Francisco parabenizou os homenageados, comunicando que a próxima reunião ordinária será no dia 7 de dezembro, às 19 horas. Para assistir a reunião desta terça-feira, acesse o link: https://youtu.be/27hnS_IrJ3I