Semana de Incentivo ao Aleitamento Materno

O leite materno é o primeiro alimento que o bebê recebe ao nascer. Trata-se de uma substância muito rica em nutrientes, vitaminas, proteínas, gorduras e água. Tudo o que a criança precisa para se desenvolver de forma saudável. Além de nutrir, ele ajuda a prevenir várias doenças nos primeiros meses de vida e permite que mães e filhos tenham um contato maior, aumentando o laço afetivo entre eles, uma vez que o ato de amamentar representa todo o amor, cuidado e proteção de uma mãe para com seu filho.

Inúmeros são os benefícios da amamentação para os bebês, dentre eles destacam-se os seguintes: proporciona uma melhora na digestão do bebê; minimiza as cólicas; reduz o risco de doenças alérgicas e contagiosas, como por exemplo a diarreia; estimula e fortalece a arcada dentária; promove o desenvolvimento intelectual e promove o sentimento de segurança da criança. Já para as mamães, os benefícios também são muitos, dentre os quais pode-se citar: ajuda a diminuir o sangramento no pós-parto; reduz as chances de câncer de mama, câncer no ovário e endometriose; bem como auxilia na perda de peso.

Assim, não há motivos para uma mãe privar o seu filho dos benefícios da amamentação, ato benéfico para ambos. Em razão disso, foi instituída a Semana de Incentivo ao Aleitamento Materno no município de Itaguara, por meio da Lei 1.608, de 29 de abril de 2016, celebrada na segunda semana do mês de maio de cada ano, para que, através de Programas Públicos de Saúde, as mães sejam conscientizadas da importância do aleitamento materno, sendo incentivadas para tanto.