Dia Municipal do Museu

O Dia Municipal do Museu, instituído pela Lei 1.656, de 06 de outubro de 2017, é comemorado no dia 18 de maio de cada ano, data que coincide com o Dia Internacional dos Museus, criado pelo Comitê Internacional de Museus – ICOM.

Em Itaguara, o Museu Sagarana foi instituído pela Lei 1.465, de 13 de março de 2013, com o objetivo de “preservar, divulgar e manter sob guarda e conservação peças artísticas e históricas, instrumentos, utensílios típicos, referentes à cultura e história itaguarense, sua vida, seus hábitos e seus costumes, bem como retratar e preservar a passagem do escritor João Guimarães Rosa por Itaguara”, conforme prescreve o art. 2° da referida lei.“Sagarana”, nome dado ao Museu de Itaguara, é o título de uma das obras de João Guimarães Rosa, que consiste em uma coletânea de contos modernistas que retratam o universo do sertão mineiro e referencia Itaguara.

João Guimarães Rosa, natural de Cordisburgo – MG, além de ser formado em medicina pela Faculdade Federal de Minas Gerais, foi consagrado como um ilustre escritor da Literatura Brasileira por possuir uma linguagem modernista e regionalista, o que lhe permitiu conquistar vários prêmios acadêmicos. A sua passagem por Itaguara se deu com o objetivo de colocar em prática a medicina. Atuou como médico voluntário da Força Pública, ficando cerca de dois anos na cidade.

O Museu Sagarana, ou Musa, como é chamado, guarda um acervo referente a João Guimarães Rosa, parte deste doado por sua filha, Vilma Guimarães Rosa, natural de Itaguara. Ele expõe, também, pinturas de José Heleno Sorrenti, abriga objetos memorialísticos de Itaguara, que documentam e preservam a história do município, bem como realiza diversas exposições e eventos durante o ano, exercendo um importante papel para a cultura do município de Itaguara.